"O pós-humano"

Lo Posthumano

«A reduzida noção humanista daquilo que define o humano é uma das chaves para compreender como chegamos à inflexão pós-humana.»

Rosi Braidotti propõe a consideração de três grandes correntes no pensamento pós-humano contemporâneo: a corrente pós-humana reativa, advinda da filosofia moral; a corrente analítica, influenciada pelos estudos da ciência e da tecnologia; e a corrente crítica, que emerge das filosofias anti-humanistas da subjetividade. Esta terceira corrente, a do pós humanismo crítico, tal como Braidotti o entende, parte da questionação do ideal humanista de “Homem”, normativo e eurocêntrico, para analisar o modo como este foi historicamente usado para legitimar projectos de exclusão e discriminação.

Informada pelas teorias feministas e pós-coloniais, Braidotti reflete, assim, sobre os processos de sexualização, racialização e naturalização da diferença que, em diferentes tempos e espaços, sujeitaram os Outros (não-masculinos, não-brancos e não-ocidentais) a uma desumanização social e epistémica contínua, em nome do ideal normativo e regulador de “humano”. "O desafio pós-humano", diz Braidotti, "está na procura de alternativas afirmativas, que combinem a crítica e a criatividade, de modo a permitir que as diferenças e a alteridade informem novas formas de subjetividade pós-humana, respondendo assim às complexidades e paradoxos dos nossos tempos."