Pina Bausch acreditava que a vida e a arte se mesclam ou, até mesmo, se confundem. Acreditava que muitas coisas passadas no interior de um ser humano, expressam-se apenas através do movimento. Buscou activar os sentimentos, dentro de cada um dos bailarinos, para, a partir destes, trazer a emoção e expressá-la no corpo.
Quando se propunha a trabalhar com as individualidades, não estava em busca de histórias pessoais ou perfis egocêntricos, mas buscava trazer à vista a relação entre as pessoas. Não ignorava o entorno de cada indivíduo. O interesse era nas pessoas e na relação destas com o ambiente.
By Michaud, Fernand (1929-2012). Photographe - Bibliothèque nationale de France, Public Domain, Link
