A data que hoje se celebra, começou em França, em 1982, por iniciativa do então ministro da cultura, Jack Lang, que idealizou um dia consagrado à música, onde esta aconteceria nos sítios mais diversos: ruas, praças, parques, terraços, jardins, montras de comércio, coincidindo com o Solstício de Verão (21 Junho).
Num dia consagrado à música de todos os géneros, é importante reflectir no papel que desempenha na liberdade de pensamento, na crítica social e na intervenção de causas públicas. A título de exemplo, uma das músicas europeias de maior sucesso que causou uma enorme polémica. Escrita em 1967 por Serge Gainsbourg e Jean Guidon, e gravada novamente em 1969 com Jane Birkin, “Je t'aime... moi non plus” foi banida das rádios de Espanha, Brasil, Islândia, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Jugoslávia, sendo denunciada publicamente pelo Vaticano.
Neste dia recordo também uma música portuguesa que foi um sucesso europeu. "Missing you", do EP "Tell me bird" dos Sheiks, é de 1966. Anterior à actual comemoração, o tema não é uma versão inglesa, mas um original com letra de Carlos Mendes e música de José Alberto Diogo, tendo sido editada em Espanha, Inglaterra e França onde alcançou o 8º lugar de vendas no top de Paris. Os Sheiks, apelidados de "Beatles portugueses", começaram por tocar em festas e espectáculos organizados por escolas e universidades e no início de 66 lançam este segundo EP. Da formação do grupo faziam parte entre outros, Paulo de Carvalho (bateria e voz) e Carlos Mendes (voz e guitarra e baixo) que em fins deste mesmo ano, abandona o grupo e é substituído por Fernando Tordo.