“Reflexões sobre o Estado Democrático”

Karl Popper.jpg

Por LSE library - https://www.flickr.com/photos/lselibrary/3833724834/in/set-72157623156680255/, No restrictions, Hiperligação

«Como vimos, todos nós, em algum grau, partilhamos a responsabilidade conjunta pelo governo, mesmo que não façamos parte directa dele. Mas a nossa responsabilidade partilhada exige liberdade, muitas liberdades: liberdade de expressão, livre acesso à informação e liberdade de a divulgar, liberdade de publicar e muitas outras. Um "excesso" de estatismo leva à falta de liberdade. Mas também existe algo como um "excesso" de liberdade. Infelizmente, a liberdade pode ser abusada, assim como o poder do Estado. Pode-se abusar da liberdade de expressão e de imprensa, por exemplo, divulgando informações falsas ou instigando uma revolta. Da mesma forma, o poder do Estado pode abusar de qualquer restrição à liberdade.

Precisamos de liberdade para impedir que o Estado abuse do seu poder, e precisamos que o Estado impeça o abuso de liberdade. Claramente, este é um problema que nunca poderá ser resolvido por leis abstractas; é necessário um tribunal constitucional, e a boa vontade, acima de tudo.

Devemos aceitar que se trata de um problema que nunca poderá ser resolvido definitivamente, ou, para sermos mais precisos, que só poderá ser completamente resolvido numa ditadura, com o seu princípio do Estado todo-poderoso, que devemos rejeitar por razões morais. Devemos contentar-nos com soluções parciais e compromissos; não devemos permitir que o nosso amor pela liberdade nos cegue aos problemas do seu abuso.»


Karl Popper (28 de Julho de 1902 - 17 de Setembro de 1994), “Reflexões sobre o Estado Democrático” in “A Lição deste Século”

Ler mais »»»

Mostrar mais