Por Desconhecido. - http://bombaliberdade.blogspot.pt/2010/04/antonio-sergio-1883-1969.html, Conteúdo restrito, Hiperligação
«A base da democracia é a virtude, como já afirmava Montesquieu; isto é, a moralidade cívica de todos nós. Antes de ser um regime político, é a democracia uma atitude moral [...]. Fundar a democracia é levar a substituir progressivamente a autoridade externa de certos homens (ou de um certo homem) sobre os outros pela autoridade interna em cada um de nós, isto é, pelo império do racional de cada alma cívica sobre os seus próprios interesses e paixões. Por outras palavras: a democracia corresponde, nos sistemas políticos, à ideia moral do autodomínio. [...] Democracia é disciplina interna, política do Espírito; e querer constituí-la mecanicamente, fora do Espírito, é não atingir a menor noção dos seus princípios fundamentais. Democracia, autodomínio, são aspectos complementares da mesma ideia.»
In "Aos jovens «seareiros» de Coimbra, sobre a maneira de lidar com os inimigos da luz e da razão – 1926, em Textos Políticos. Lisboa: Publicações Alfa, 1990, 63-64."
Para António Sérgio, a democracia não é um sistema de facilidades, mas de exigências. A política só se pode consolidar na democracia, entendida não tanto como sistema de participação formal ou até como conjunto de competências de órgãos eleitos, mas, muito mais, como ideal superior de convivência humana.
Infelizmente, para as sociedades ocidentais que criaram e desenvolveram a democracia, o ideal de dignidade foi gradualmente cedendo lugar ao ideal da economia. De tal forma que, hoje, o nível dos povos se mede pela quantidade do "PIB", pela "qualidade de vida" entendida como conjunto de indicadores materiais disponíveis, pelo controlo da inflação e luta contra o desemprego, etc. Isto é, parece que os governos, e com eles o sistema político democrático, só tem uma função: a economia. Não há "crise da democracia". A crise é da ética e ou da hierarquia de valores.
António Sérgio era um idealista que, embora reconhecesse a importância efectiva da economia (o seu nome é mais associado a esta do que propriamente à política), considerava o grande desenvolvimento como ético-civilista-cultural, pois só este exprime e concede garantia à dignidade humana, razão de ser de toda a ação política.
Referência: Democracia e “ascensão em humanidade” em António sérgio
